quinta-feira, 11 de setembro de 2008

As mudanças que as novas tecnologias da escrita disponibilizadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo


Falar sobre as mudanças no contexto escolar remete-nos a uma trajetória da própria história da escrita. Ao fazermos uma análise superficial sobre a história a cerca do saber desde a pré-história podemos perceber que a ciência era pouco fragmentada, que nos faz ver a ciência como um conjunto de saberes interelacionados. Isso implica dizer que a oralidade teve um destaque muito grande na forma de comunicação, mas as formas de comunicação escritas foram fundamentais para o registro histórico das sociedades.
Chegamos a um momento histórico muito importante. As novas tecnologias entram nas escolas de forma a quebrar os paradigmas estabelecidos durante muitas décadas dentro da escola tradicional. A forma de produzir leitura e escrita mecânica dá lugar a textos não lineares através dos hipertextos, dinamizando assim o processo ensino-aprendizagem.
Hoje as novas tecnologias são vistas como ferramentas que são utilizadas para melhorar o desempenho do que já existia: otimizar a gestão administrativa e pedagógica das escolas, propiciando a criação de espaços e atividades novos dentro da escola. Com o advento das novas tecnologias, as aulas se tornam mais interessantes, pela diversidade de atividades que se podem desenvolver simultaneamente. Professores dinamizam suas aulas com atividades virtuais individuais, em grupo, promovem fóruns e blogs e todas inovações possíveis. É importante esse processo de humanização das tecnologias, pois são meios que facilitam o processo de aprendizagem, na inserção dos valores e na comunicação afetiva. Para tanto, se faz necessário que as escolas proporcionem uma oferta educativa que se constitua a partir do diagnóstico das necessidades de formação da população alvo e de suas características culturais.
Segundo Valente (2005), o professor é o responsável pela gestão da prática pedagógica no contexto virtual, “recriando novas estratégias, desafiando cognitivamente os alunos na busca de superação de conflitos e de atingir novos patamares de aprendizagem”. Nesse contexto, tanto aluno quanto professor é desafiado a entender que as novas metodologias de aprendizagem implicam em novas estratégias para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas de suporte no uso das mídias no contexto escolar.
Hoje podemos contar com vários ambientes de aprendizagem e softwares educativos que propiciam momentos de grande aprendizado que educa para uma cidadania global em uma sociedade tecnologicamente desenvolvida. Dentro da realidade atual, a Internet oferece riquíssimas possibilidades de texto e escrita. Ao se falar em texto não se restringe somente aos elementos verbais, abrangem-se também os não-verbais. É tudo o que produz sentido e que está ligado ao elemento verbal e, não necessariamente conter algum tipo de escrita. Todas essas formas textuais são dinamicamente encontradas nos hipertextos onde através de link e “nós”, pode-se chegar a inúmeras fontes de informação, que são de relevância para a aprendizagem da estrutura de uma língua e do uso dessa língua pelos falantes. Nesse sentido, observa-se que as mudanças trazidas com as novas tecnologias da escrita disponibilizadas pelo computador e pela internet são significativas para o processo ensino-aprendizagem.
wildetesilva@hotmail.com


Do Impresso a Hipermídia. http://www.eproinfo.mec.gov.br/
PAN, Maria Claudia de Oliveira – UNESA. LEITURA EM SUPORTE DIGITAL: DESAFIO PARA A EAD. www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/151tcb3.pdf . Acessado em 22/05/2008.

Um comentário:

wildete silva disse...

Para herdar as promessas de Deus, tem que ir até o fim.